fbpx

Posso fazer abdominais todos os dias?

posso fazer abdominais todos os dias - filipe franco personal trainer

Se você quer conhecer a melhor estratégia para definir o abdômen leia esse artigo até o final

A gordura que se acumula no nosso corpo nada mais é do que uma reserva de energia resultante do superávit calórico constante.

Ou seja, se você ingere mais calorias do que gasta e isso se repete com frequência ao longo das semanas, toda essa energia ingerida além do gasto é armazenada em forma de gordura pelo organismo.

Um abdome forte e definido, além de bonito, é essencial para sua postura e  saúde de um modo geral.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a circunferência abdominal de homens adultos não pode ser superior a 94cm…

…sendo que medidas maiores do que 102cm já são consideradas fator de risco elevado para doenças cardíacas. 

Já para mulheres adultas, os valores ideais são aqueles inferiores a 80cm, sendo considerado de elevado risco os valores acima de 88cm.

Para que servem os abdominais?

Um programa inteligente de redução de gordura corporal deve conter, além de um controle de calorias e nutrientes da dieta, um bom programa de exercícios aeróbios e de fortalecimento muscular.

Com relação a parte do fortalecimento, é muito comum se acreditar na redução localizada de gordura e uma das maneiras de se conseguir isso seria através de exercícios localizados.

Portanto, uma maneira eficiente de perder gordura na região abdominal seria utilizar exercícios localizados para essa região, ou seja, os abdominais.

Mas será que é bom fazer abdominais todos os dias?

Primeiramente, devemos pensar no objetivo do treinamento que é de promover um estresse, um estímulo no músculo para que no descanso ele se recupere, adaptando-se àquele estímulo.

O que define a frequência semanal de treino de uma musculatura é exatamente a relação estresse/recuperação desse estímulo.

Quanto mais forte for o treino, maior o tempo (dias) necessário para que um músculo se recupere (adapte).

Mas Filipe, e se eu fizer abdominal infra num dia, supra no outro e lateral no outro?

Nesse caso, temos que pensar que quando você flexiona o tronco você trabalha todos os músculos da região abdominal, independentemente se você está aproximando o peito da coxa ou a coxa do peito.

Quer saber qual o treino que vai economizar seu tempo e te dar mais resultados? Entre em contato e conte comigo!

Não deixe de me seguir no instagram, @filipefrancopersonal, lá eu posto regularmente consteúdos sobre alimentação e treinamento físico em academia.

Filipe Franco

Filipe Franco

Personal trainer registrado no Conselho Federal de Educação Física sob o número 015182-G/MG.

Compartilhe com seus amigos

Comente o que achou:

plugins premium WordPress